terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Combatentes é o supercampeão

Avante, Combatentes! Parece grito de guerra, mas foi a grande final do XVII Supercampeonato.

No Supermaster, as equipes emprestam denominação de “times pequenos”, que disputaram os campeonatos paraenses de futebol em tempos idos... Tempo em que Remo, Paysandu e Tuna realmente jogavam bola, eram ovacionados pelas torcidas e respeitados nacionalmente. Coisas do passado... Mas o Supermaster revive este apogeu do futebol papachibé. Competem 10 equipes: Avante, Belenenses, Combatentes, Comercial, Júlio César, Liberato de Castro, Pinheirense, Sacramenta, Sporting e União. Elas se lançam em ferrenha luta para saber o melhor, aquele que terá a honra de ostentar o título de Supercampeão.

Combatentes dá a volta olímpica com a taça nas mãos

No ensolarado domingo deste 7 de dezembro, as equipes de futebol do Combatentes e Avante, que venceram respectivamente o 1º e 2º turno do campeonato da categoria de Supermaster do Grêmio Português, protagonizaram uma disputa épica em busca do cetro de campeão.

O Combatentes do Cabeto, que conta com futebol refinado do Itamar, Antônio Sérgio e Olímpio; contra o Avante do Dídimo, Ventura, Genésio e do artilheiro Tom. Um duelo de Titãs, embate final que fez justiça as melhores equipes certame.

O jogo começou movimentado e, logo aos 2 minutos, Dídimo abriu o marcador para o Avante. Ainda disperso em campo e atordoado pelo gol, o Combatentes levou outro golpe: Dídimo marcou mais uma vez, 2x0. E show de bola do Avante, que envolvia com facilidade o adversário e ainda desperdiçou pelo menos três chances de gols. Ao final do 1º tempo, o Combatentes achou um gol, num chute despretensioso do lateral F. Matos em que o craque Itamar desviou de cabeça e reduziu o prejuízo. O placar de 2 x 1 não espelhou a superioridade do Avante.

No 2º tempo, as coisas foram diferentes, as substituições do Combatentes surtiram efeito, o time veio ligado e logo Antônio Sérgio empatou o jogo em 2 x 2. Chances claras de gols foram sendo criadas de ambos os lados, mas paravam nas mãos dos excelentes goleiros, Dico e Roberto; até que o inspirado Dídimo, em perfeita cabeçada, fez seu 3º gol e colocou mais uma vez o Avante à frente. 3 x 2 e se encerrou o 2º tempo.

O jogo não acabou, no Supermaster os jogos são em três períodos de 20 minutos, e o derradeiro tempo é que irá dizer quem é quem. Os superatletas são veteranos com idade a partir de 53 anos, Genésio tem 70; e Olímpio, o craque mais experiente, tem 76 anos. O sol está a pino, às 11 horas de uma tórrida manhã de uma Belém tropical, a temperatura de 35º é um tempero que literalmente faz ferver o clássico.

Começa o período final e o Combatentes se lança ao ataque; perdido por um, perdido por mil... Logo o lateral avantivo Adilson, o “Mestre dos Magos”, que fazia uma partida impecável desaba no gramado extenuado. Esta e outras substituições são feitas por questões físicas, o Avante contrariando seu nome não consegue atacar. 

O Combatentes, em bom combate, encurrala o adversário e Gersinho aparece no ataque como elemento surpresa, livre de marcação iguala o placar em 3 x 3. A pressão continua, mas em contra-ataque, Tom, artilheiro do campeonato, que mesmo contundido entrou no jogo, coloca Dídimo cara a cara com o goleiro Roberto, mas desta vez o atacante finalizou pela linha de fundos... 

O jogo não para, e num rebote do goleiro Dico, Itamar estufa as redes e coloca o Combatentes pela 1ª vez a frente do marcador, 4 x 3... Reginaldo, do Combatentes, ainda é expulso por reclamação, mas o Avante não tem mais pernas para reagir. Gilmar trila o apito, o COMBATENTES É SUPERCAMPEÃO. Começa a festa... Entrega de medalhas, troféu, volta olímpica, cerveja, churrasco, feijoada e a resenha pós-jogo. Foi uma superfinal digna do supercampeonato.

O Combatentes foi campeão com o futebol de Roberto, Hélio, F. Matos, Cabeto e Olímpio; Paulo Robson, Demerval e Gersinho; Ivanovic, Antônio Sérgio, Reginaldo, Itamar e Pina. O elenco teve ainda a participação de Ney, Sílvio e Arnaldo que não estiveram presentes na decisão. Cipriano, patrono do Combatentes, vibrou muito com a vitória e lembrou que este é o 4º título da equipe nos 17 supercampeonatos até aqui disputados, igualando-se ao Júlio César como os maiores vencedores dos “superes”.

E para coroar o abençoado ano esportivo, no próximo domingo, dia 14 de dezembro haverá o jogo dos campeões: o campeão do 1º semestre, Liberato de Castro x Combatentes, campeão do 2º semestre. Em sequência, às 11h, na Casa de Eventos, a família do Supermaster estará reunida em confraternização comemorando as boas coisas da vida e o nascimento do Salvador. Nesta ocasião, serão premiados os melhores atletas de 2014 e feita homenagens especiais aos destaques. Haverá ainda música com grupo “Carisma”, e será servido um lauto almoço com iguarias selecionadas pelas superpoderosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário